Toplivros - Detalhes do produto: Homens de Negócio 2ª Ed. - A Interiorização da Metrópole e do Comércio nas Minas Setecentistas, Júnia Ferreira Furtado por apenas R$ 29,00
Capa do livro Homens de Negócio 2ª Ed. - A Interiorização da Metrópole e do Comércio nas Minas Setecentistas, Júnia Ferreira Furtado

Homens de Negócio 2ª Ed. - A Interiorização da Metrópole e do Comércio nas Minas Setecentistas

Júnia Ferreira Furtado

Editora: HUCITEC

Páginas: 289

Ano: 2006

ISBN: 9798527104738

R$ 44,00R$ 29,0034,1% de desconto

Condicionado a quantidade em estoque

Frete calculado no carrinho de compras

Esse livro propõe uma revisão das interpretações acerca das relações de poder entre Portugal e o Brasil vigentes no período colonial. A partir do estudo das redes de comércio que se estendiam desde o Reino e dos mecanismos de dominação informais que elas reproduziam, a autora procura se afastar das análises que salientam as contradições entre os interesses metropolitanos e coloniais. A análise da correspondência trocada entre o comerciante Francisco Pinheiro e seus agentes comerciais nas Minas permite a compreensão dos mecanismos de interiorização da metrópole. A linguagem presente nessas cartas invocavam conceitos chaves para a representação das ligações políticas, que encerravam os indivíduos em cadeias hierárquicas e tornavam a palavra instrumento de poder. Dessa análise emerge um quadro dinâmico, que revela que o comércio nas Minas era tão diversificado quanto os homens que o empreendiam.